segunda-feira, 7 de novembro de 2016

A idade não chega para todos

Pesquisa mostra que idosos estão mais independentes
Vinte milhões de idosos e um novo perfil. Eles são mais ativos, capacitados querem muito mais da vida depois dos sessenta anos.


Velho é a vovozinha! “O que é uma coisa velha? É algo em desuso, como uma bolsa velha que você joga fora. E não tem bolsa idosa”, declara Fernando Bignardi, coordenador do Centro de Estudos do Envelhecimento - Unifesp
E aqui não tem velho, Luis é um bagunceiro assumido. Atrapalha? Que nada! “Eles fazem muita bagunça, eu acho muito divertido isso. Eles estão numa fase de vida muito legal e eles se divertem”, diz Martha Marcondes, professora. O advogado aposentado faz os exercícios direitinho, mas é chorão. “Depois daqui, vamos para alongamento, ginástica, alongamento é terrível, nossa”, brinca Luiz Carlos Diniz, 77 anos. Flávia e Oscar são casados há mais de cinquenta anos e todos os dias vão juntos para a academia. “O físico e cabeça, além da alegria de estar participando de um grupo”, diz Flávia Valéria Guimarães, 79 anos
No Brasil já são quase vinte milhões de idosos. Em 2025, seremos o sexto país mais velho do mundo, o que significa que um em cada quatro brasileiros terá mais do que 60 anos. Não é só a disposição que vem mudando com o tempo. Eles têm hábitos diferentes e um jeito especial de encarar a vida daqui para frente. “Ele é um idoso mais ativo, ele sabe que ele tem um papel na sociedade”, afirma Bignardi.
Uma pesquisa feita com mais de 1500 pessoas com idades entre 60 e 104 anos mostrou que a grande maioria se considera independente e lê jornais e revistas. Quase metade pratica atividade física regularmente:
- 81% independente
- 56% lêem jornais e revistas
- 45% praticam atividades físicas
Atividade física pode ser feita em casa mesmo. “Sentar e levantar da cadeira é um exercício para o fortalecimento de membro inferior. O simples fato de pegar a cadeira e devolver ela para o lugar já trabalha também os membros superiores”, diz professora que ensina alguns exercícios. Além do exercício em casa é importante fazer caminhadas de meia hora pelo menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário